Projeto: Experimentos clássicos de física e do livro e site “Manual do Mundo”.
Alunos Envolvidos: 3ºs Anos Básico da Unidade Zona Sul. Equipe Pedagógica: Professores Mario Okamura e Neusa Raquel. Descrição: A física experimental elucida e contribui para a compreensão do mundo. Esses objetivos são os que os professores de física querem alcançar com esta sala de experimentos curiosos. |
Térreo Sala 10 Lab. Física Veja no mapa |
Projeto: A química está presente em todos os lugares.
Alunos Envolvidos: 3ºs Anos Básico da Unidade Zona Sul. Equipe Pedagógica: Professoras Gláucia e Solange. Descrição: A Química é o ramo da Ciência que se relaciona aos demais e aos processos produtivos. Esta sala pretende mostrar as inter-relações com a Biologia e com o meio ambiente. |
Térreo Sala 15 Lab. Química Veja no mapa |
Projeto: A cultura afro-brasileira na atualidade (Herança cultural).
Disciplina: História e Literatura. Alunos Envolvidos: 8º ano e 1º Ano Básico. Equipe Pedagógica: Professoras Olga, Célia Aparecida de Souza e Maria Luci Pedrosa Salgado. Descrição: Tem como objetivo valorizar a cultura afrodescendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião, música e dança. Promover o respeito e dignidade pelas várias etnias. Reconhecer e valorizar a cultura africana e afrodescendente, como formadora da nossa cultura. Além de fornecer subsídios teóricos e práticos aos nossos discentes para que, através da abordagem de textos literários produzidos nos países de língua oficial portuguesa, possam adquirir conhecimento e consciência da importância desta literatura, a fim de combater a discriminação cultural étnico-racial. |
Piso 2 Sala 35/36 Veja no mapa |
Projeto: Mulher: resistência e abnegação – algumas relações interculturais – Moçambique e Brasil.
Alunos Envolvidos: 1º ano do Curso Básico da da Unidade Zona Norte. Equipe Pedagógica: Professora Márcia Helena Sá Santos Silva. Descrição: Estudo de alguns contos do livro “O fio das missangas”, de Mia Couto, que retratam a condição da mulher moçambicana. |
Piso 2 Sala 36 Veja no mapa |
Projeto: Ações Solidárias.
Alunos Envolvidos: 2º e 3º ano do Curso Básico da Unidade Zona Norte. Equipe Pedagógica: Professores Eduardo Sakai, Márcia Helena Sá Santos Silva e Fernanda Furniel. Descrição: Tem como objetivo incentivar o trabalho voluntário, bem como estimular valores ligados ao próximo, promovendo sentimentos e ações que favorecem e mobilizem a sociedade. |
Piso 2 Sala 42 Veja no mapa |
Projeto: Paisagem Limpa.
Alunos Envolvidos: 1ºs Anos Básicos (Unidade Zona Norte e Unidade Zona Sul). Equipe Pedagógica: Professores Tânia Regina M. Costa e Francisco Benedetti. Descrição: Esse projeto tem como objetivo promover e sensibilizar os nossos alunos para a Educação da Reciclagem do Lixo e da Educação Ambiental. O início de tudo foi a partir da projeção do documentário o “Lixo Extraordinário” do artista Vik Muniz. Após muito estudo e discussão a conclusão deste trabalho poderá ser compartilhada com o visitante na montagem de um painel artístico, utilizando o material reciclável coletado por todos. A tela gigante com o tema Mulheres Africanas será montada no Estacionamento da Concha Acústica da FITO. |
ESTACIONAMENTO FAC Veja no mapa |
Projeto: English Lab “Getting to know Osasco”.
Disciplina: Inglês. Alunos Envolvidos: 1ºs Anos Técnicos e 2°s Anos Básicos. Equipe Pedagógica:. Descrição: Apresentação da cidade de Osasco, sob o ponto de vista dos alunos, por meio de fotos em redes sociais (instagram @englishlabfito), utilizando a língua inglesa nas legendas, para incentivar o interesse dos alunos em aprender uma língua estrangeira e se comunicar através dela. |
Piso 2 Sala 38 Veja no mapa |
Projeto: Energia elétrica: Produção e Uso consciente.
Disciplina: Geografia. Alunos Envolvidos: 3º Ano Básico. Equipe Pedagógica: Jordano Bruno (Física), Rogério Antonio (Geografia), Maria Inês Z. Coelho (Geografia) e Neusa Raquel Santos (Física). Descrição: Tem como objetivo apresentar as fontes de energia produzidas no Brasil (Hidrelétrica, Termoelétrica, Solar e Eólica) destacando as vantagens e desvantagens de cada uma. Localizar as principais geradoras de eletricidade no país e acompanhar as etapas de transmissão de eletricidade das fontes até o consumo final, com destaque às residências. |
Piso 2 Sala 43 Veja no mapa |
Projeto: Bertioga – Prainha Branca – Guarujá.
Disciplina: Química e Biologia. Alunos Envolvidos: 2ºs Anos Básicos. Equipe Pedagógica: Professora Gláucia. Descrição: Nesse estudo do meio interdisciplinar, realizado anualmente, os alunos do ensino médio conhecem diversos ambientes marinhos como a mata Atlântica, o mangue e a praia e, ao registrarem a visita, estabelecem inter-relações que permitem compreender a dinâmica desses ambientes, o que reforça o conceito da sustentabilidade. |
Térreo Sala 10 Lab. Física Veja no mapa |