Projeto: Experimentos clássicos de física e do livro e site “Manual do Mundo”.

Alunos Envolvidos: 3ºs Anos Básico da Unidade Zona Sul.

Equipe Pedagógica: Professores Mario Okamura e Neusa Raquel.

Descrição: A física experimental elucida e contribui para a compreensão do mundo. Esses objetivos são os que os professores de física querem alcançar com esta sala de experimentos curiosos.

Térreo
Sala 10
Lab. Física
Veja no mapa
Projeto: A química está presente em todos os lugares.

Alunos Envolvidos: 3ºs Anos Básico da Unidade Zona Sul.

Equipe Pedagógica: Professoras Gláucia e Solange.

Descrição: A Química é o ramo da Ciência que se relaciona aos demais e aos processos produtivos. Esta sala pretende mostrar as inter-relações com a Biologia e com o meio ambiente.

Térreo
Sala 15
Lab. Química
Veja no mapa
Projeto: A cultura afro-brasileira na atualidade (Herança cultural).

Disciplina: História e Literatura.

Alunos Envolvidos: 8º ano e 1º Ano Básico.

Equipe Pedagógica: Professoras Olga, Célia Aparecida de Souza e Maria Luci Pedrosa Salgado.

Descrição: Tem como objetivo valorizar a cultura afrodescendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião, música e dança. Promover o respeito e dignidade pelas várias etnias. Reconhecer e valorizar a cultura africana e afrodescendente, como formadora da nossa cultura. Além de fornecer subsídios teóricos e práticos aos nossos discentes para que, através da abordagem de textos literários produzidos nos países de língua oficial portuguesa, possam adquirir conhecimento e consciência da importância desta literatura, a fim de combater a discriminação cultural étnico-racial.
Serão trabalhados autores da autores da literatura afro-brasileira como: Antônio Gonçalves dias, Joaquim Maria Machado de Assis, João da Cruz e Sousa, Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e José do Patrocínio.

Piso 2
Sala 35/36
Veja no mapa
Projeto: Mulher: resistência e abnegação – algumas relações interculturais – Moçambique e Brasil.

Alunos Envolvidos: 1º ano do Curso Básico da da Unidade Zona Norte.

Equipe Pedagógica: Professora Márcia Helena Sá Santos Silva.

Descrição: Estudo de alguns contos do livro “O fio das missangas”, de Mia Couto, que retratam a condição da mulher moçambicana.
Comparação dessas mulheres com as de outros países africanos e com as brasileiras, ressaltando as capacidades de todas elas de resistência, perseverança e conquistas.
Este trabalho comporá a sala do projeto África, desenvolvido pela área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Os alunos exporão banners, painéis e projetarão vídeos que produziram.

Piso 2
Sala 36
Veja no mapa
Projeto: Ações Solidárias.

Alunos Envolvidos: 2º e 3º ano do Curso Básico da Unidade Zona Norte.

Equipe Pedagógica: Professores Eduardo Sakai, Márcia Helena Sá Santos Silva e Fernanda Furniel.

Descrição: Tem como objetivo incentivar o trabalho voluntário, bem como estimular valores ligados ao próximo, promovendo sentimentos e ações que favorecem e mobilizem a sociedade.
A escola, assim como muitas outras instituições, pode tentar desenvolver projetos em que pessoas com problemas de ordem pessoal e/ou financeira sejam auxiliados, assim como também indivíduos doentes e/ou abandonados sejam amparados com afeto; o que pode trazer benefícios para todos os envolvidos.
Para isso, vai estimular a reflexão sobre problemas da comunidade e da cidade, por meio de textos informativos e argumentativos; desenvolver habilidades de leitura, escrita e promover ações que facilitem a desinibição; além de, aprimorar as habilidades de trabalhar em grupo, ouvir, compartilhar, planejar, executar e criar, respeitando o próximo.

Piso 2
Sala 42
Veja no mapa
Projeto: Paisagem Limpa.

Alunos Envolvidos: 1ºs Anos Básicos (Unidade Zona Norte e Unidade Zona Sul).

Equipe Pedagógica: Professores Tânia Regina M. Costa e Francisco Benedetti.

Descrição: Esse projeto tem como objetivo promover e sensibilizar os nossos alunos para a Educação da Reciclagem do Lixo e da Educação Ambiental. O início de tudo foi a partir da projeção do documentário o “Lixo Extraordinário” do artista Vik Muniz. Após muito estudo e discussão a conclusão deste trabalho poderá ser compartilhada com o visitante na montagem de um painel artístico, utilizando o material reciclável coletado por todos. A tela gigante com o tema Mulheres Africanas será montada no Estacionamento da Concha Acústica da FITO.

ESTACIONAMENTO
FAC
Veja no mapa
Projeto: English Lab “Getting to know Osasco”.

Disciplina: Inglês.

Alunos Envolvidos: 1ºs Anos Técnicos e 2°s Anos Básicos.

Equipe Pedagógica:.

Descrição: Apresentação da cidade de Osasco, sob o ponto de vista dos alunos, por meio de fotos em redes sociais (instagram @englishlabfito), utilizando a língua inglesa nas legendas, para incentivar o interesse dos alunos em aprender uma língua estrangeira e se comunicar através dela.
O projeto também tem como proposta promover o interesse dos alunos em conhecer e valorizar o que a cidade tem para oferecer e conscientizá-los sobre a importância de participar de questões ligadas à solidariedade. Durante a exposição, os alunos arrecadarão produtos para doação.

Piso 2
Sala 38
Veja no mapa
Projeto: Energia elétrica: Produção e Uso consciente.

Disciplina: Geografia.

Alunos Envolvidos: 3º Ano Básico.

Equipe Pedagógica: Jordano Bruno (Física), Rogério Antonio (Geografia), Maria Inês Z. Coelho (Geografia) e Neusa Raquel Santos (Física).

Descrição: Tem como objetivo apresentar as fontes de energia produzidas no Brasil (Hidrelétrica, Termoelétrica, Solar e Eólica) destacando as vantagens e desvantagens de cada uma. Localizar as principais geradoras de eletricidade no país e acompanhar as etapas de transmissão de eletricidade das fontes até o consumo final, com destaque às residências.
Apresentar a importância do consumo consciente de energia.
Orientar como proceder na escolha dos eletrodomésticos, lâmpadas e dispositivos em geral para a diminuição do consumo de energia nas residências. Analisar as normas técnicas para a prevenção e proteção dos usuários.

Piso 2
Sala 43
Veja no mapa
Projeto: Bertioga – Prainha Branca – Guarujá.

Disciplina: Química e Biologia.

Alunos Envolvidos: 2ºs Anos Básicos.

Equipe Pedagógica: Professora Gláucia.

Descrição: Nesse estudo do meio interdisciplinar, realizado anualmente, os alunos do ensino médio conhecem diversos ambientes marinhos como a mata Atlântica, o mangue e a praia e, ao registrarem a visita, estabelecem inter-relações que permitem compreender a dinâmica desses ambientes, o que reforça o conceito da sustentabilidade.

Térreo
Sala 10
Lab. Física
Veja no mapa