Projeto: Do Mundo Micro ao Macro.

Disciplina: Ciências Naturais.

Alunos Envolvidos: 7ºs anos da Unidade Zona Sul e Unidade Zona Norte.

Equipe Pedagógica:

Descrição: As atividades investigativas experimentais tornam-se um instrumento indispensável no ensino de Ciências Naturais e quando relacionadas a temática da microbiologia despertam a curiosidade, incentivam a pesquisa científica e desenvolvem a autonomia do aluno. Observar diferentes seres vivos e compará-los quanto aos seus aspectos evolutivos possibilita fazer uma “viagem do mundo micro ao macro”, trazendo para a sala de aula o “diálogo” entre a História da Ciência e Ensino e trabalhar a ciência como um produto da construção da humanidade.

Térreo
Sala 13 e 14
Labs. Bio.
Veja no mapa
Projeto: A cultura afro-brasileira na atualidade (Herança cultural).

Disciplina: História e Literatura.

Alunos Envolvidos: 8º ano e 1º Ano Básico.

Equipe Pedagógica: Professoras Olga, Célia Aparecida de Souza e Maria Luci Pedrosa Salgado.

Descrição: Tem como objetivo valorizar a cultura afrodescendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião, música e dança. Promover o respeito e dignidade pelas várias etnias. Reconhecer e valorizar a cultura africana e afrodescendente, como formadora da nossa cultura. Além de fornecer subsídios teóricos e práticos aos nossos discentes para que, através da abordagem de textos literários produzidos nos países de língua oficial portuguesa, possam adquirir conhecimento e consciência da importância desta literatura, a fim de combater a discriminação cultural étnico-racial.
Serão trabalhados autores da autores da literatura afro-brasileira como: Antônio Gonçalves dias, Joaquim Maria Machado de Assis, João da Cruz e Sousa, Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e José do Patrocínio.

Piso 2
Sala 35/36
Veja no mapa
Projeto: Alimentação sustentável.

Disciplina: Ciências Naturais.

Alunos Envolvidos: 8ºs anos da Unidade Zona Sul e Unidade Zona Norte.

Descrição: Constata -se cada vez mais que a educação ambiental é importante no processo de formação da consciências dos indivíduos. Para isto, a escola cumpre papel fundamental como mobilizadora de toda comunidade escolar. Estimular a reflexão sobre a questão da sustentabilidade da vida, para que valores sejam resgatados e mudanças de atitudes sejam favorecidas, é o principal objetivo desta sala. Os alunos, a partir de discussões sobre alimentação nutritiva e sustentável e a necessidade do uso adequado dos alimentos, oferecerão degustações e folders com sugestões de receitas sustentáveis.

Térreo
Sala 13/14
Labs. Bio.
Veja no mapa
Projeto: OBA: Construindo um Planetário.

Disciplina: Ciências Naturais.

Alunos Envolvidos: 6ºs e 9ºs anos da Unidade Zona Sul e Unidade Zona Norte.

Descrição: Desde o ano de 2014, os alunos dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). São vários os motivos que justificam a importância do estudo da Astronomia, uma vez que pode ser considerado um instrumento para conhecer os fenômenos naturais e, além disso, desenvolve nos alunos grande interesse e habilidades como: observação, classificação, análise, síntese e aplicação. Nesta sala será apresentado um planetário, com as características dos planetas do Sistema Solar e suas constelações.

Térreo
Sala 13/14
Labs. Bio.
Veja no mapa
Projeto: Educação para saúde.

Disciplina: Educação Física.

Alunos Envolvidos: 9ºs Anos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Unidade Zona Sul e Unidade Zona Norte).

Equipe Pedagógica: Professores Magali e Eduardo.

Descrição: O trabalho visa apresentar propostas de atividades físicas com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os riscos da diminuição ou ausência de atividades física e das mudanças dos padrões alimentares.
Os alunos irão apresentar estudos sobre custos de tratamentos médicos e oferecerão aos visitantes oportunidades de calcular seu IMC (Índice de Massa Corporal) de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a oportunidade de reconhecer a atividade que melhor se encaixa em seu perfil esportivo.

Piso 2
Sala 38
Veja no mapa
Projeto: Gincana de Matemática.

Disciplina: Matemática/Geometria/Desenho Geométrico – Participação das disciplinas de Informática e Educação Física.

Alunos Envolvidos: 9º Anos da Unidade Zona Sul e Unidade Zona Norte.

Equipe Pedagógica: Professora Valdiná.

Descrição: Conscientizar alunos sobre a importância da matemática em nossas vidas.
Estimular trabalho em grupo e motivá-los a participarem das atividades propostas pelos professores, que envolvam o ensino de matemática, geometria e desenho geométrico, informática e educação física, promovendo o ensino de forma significativa garantindo a interdisciplinaridade.
O objetivo é desenvolver uma gincana com provas que envolvam também o cotidiano dos alunos. Aprender a usar regras devidamente corretas, respeitando a  individualidade de cada aluno.

Piso 2
Sala 37
Veja no mapa