Projeto: Do Mundo Micro ao Macro.
Disciplina: Ciências Naturais. Alunos Envolvidos: 7ºs anos da Unidade Zona Sul e Unidade Zona Norte. Equipe Pedagógica: Descrição: As atividades investigativas experimentais tornam-se um instrumento indispensável no ensino de Ciências Naturais e quando relacionadas a temática da microbiologia despertam a curiosidade, incentivam a pesquisa científica e desenvolvem a autonomia do aluno. Observar diferentes seres vivos e compará-los quanto aos seus aspectos evolutivos possibilita fazer uma “viagem do mundo micro ao macro”, trazendo para a sala de aula o “diálogo” entre a História da Ciência e Ensino e trabalhar a ciência como um produto da construção da humanidade. |
Térreo Sala 13 e 14 Labs. Bio. Veja no mapa |
Projeto: A cultura afro-brasileira na atualidade (Herança cultural).
Disciplina: História e Literatura. Alunos Envolvidos: 8º ano e 1º Ano Básico. Equipe Pedagógica: Professoras Olga, Célia Aparecida de Souza e Maria Luci Pedrosa Salgado. Descrição: Tem como objetivo valorizar a cultura afrodescendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião, música e dança. Promover o respeito e dignidade pelas várias etnias. Reconhecer e valorizar a cultura africana e afrodescendente, como formadora da nossa cultura. Além de fornecer subsídios teóricos e práticos aos nossos discentes para que, através da abordagem de textos literários produzidos nos países de língua oficial portuguesa, possam adquirir conhecimento e consciência da importância desta literatura, a fim de combater a discriminação cultural étnico-racial. |
Piso 2 Sala 35/36 Veja no mapa |
Projeto: Alimentação sustentável.
Disciplina: Ciências Naturais. Alunos Envolvidos: 8ºs anos da Unidade Zona Sul e Unidade Zona Norte. Descrição: Constata -se cada vez mais que a educação ambiental é importante no processo de formação da consciências dos indivíduos. Para isto, a escola cumpre papel fundamental como mobilizadora de toda comunidade escolar. Estimular a reflexão sobre a questão da sustentabilidade da vida, para que valores sejam resgatados e mudanças de atitudes sejam favorecidas, é o principal objetivo desta sala. Os alunos, a partir de discussões sobre alimentação nutritiva e sustentável e a necessidade do uso adequado dos alimentos, oferecerão degustações e folders com sugestões de receitas sustentáveis. |
Térreo Sala 13/14 Labs. Bio. Veja no mapa |
Projeto: OBA: Construindo um Planetário.
Disciplina: Ciências Naturais. Alunos Envolvidos: 6ºs e 9ºs anos da Unidade Zona Sul e Unidade Zona Norte. Descrição: Desde o ano de 2014, os alunos dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). São vários os motivos que justificam a importância do estudo da Astronomia, uma vez que pode ser considerado um instrumento para conhecer os fenômenos naturais e, além disso, desenvolve nos alunos grande interesse e habilidades como: observação, classificação, análise, síntese e aplicação. Nesta sala será apresentado um planetário, com as características dos planetas do Sistema Solar e suas constelações. |
Térreo Sala 13/14 Labs. Bio. Veja no mapa |
Projeto: Educação para saúde.
Disciplina: Educação Física. Alunos Envolvidos: 9ºs Anos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Unidade Zona Sul e Unidade Zona Norte). Equipe Pedagógica: Professores Magali e Eduardo. Descrição: O trabalho visa apresentar propostas de atividades físicas com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os riscos da diminuição ou ausência de atividades física e das mudanças dos padrões alimentares. |
Piso 2 Sala 38 Veja no mapa |
Projeto: Gincana de Matemática.
Disciplina: Matemática/Geometria/Desenho Geométrico – Participação das disciplinas de Informática e Educação Física. Alunos Envolvidos: 9º Anos da Unidade Zona Sul e Unidade Zona Norte. Equipe Pedagógica: Professora Valdiná. Descrição: Conscientizar alunos sobre a importância da matemática em nossas vidas. |
Piso 2 Sala 37 Veja no mapa |