ExpoFito_06-06-15_CM 1183

Com muita criatividade, talento e originalidade aconteceu, nos dias 6 e 7 de novembro, na FITO – Fundação Instituto Tecnológico de Osasco mais uma edição da EXPOFITO. A Feira tecnológica e cultural reuniu na Unidade FITO Zona Sul, no Jardim das Flores, em Osasco, aproximadamente 4 mil pessoas entre alunos, familiares e sociedade civil.

O evento  alcançou a meta almejada de abordar propostas como Economia Criativa, Empreendedorismo Social, Educação Inovadora e Tecnologia com objetivo de promover mudanças no modo de vida das pessoas, no relacionamento com a natureza e o meio ambiente. O que pôde ser visto nos projetos interdisciplinares expostos e nas instalações propostas em toda a Feira.

Durante a cerimônia de abertura o presidente da Fundação, Profº Rubens Aniz, agradeceu e parabenizou todos os envolvidos, dando ênfase maior ao aluno da Fundação. “Quem deveria estar nesse palco são vocês alunos. Nós temos imenso orgulho de vocês e do que são capazes de produzir e criar. A EXPOFITO só é o sucesso que é por causa do envolvimento, dedicação e talento de vocês”, afirmou.

Os alunos e o público presente a abertura foram brindados com a execução do Hino Nacional  pela Professora Yula Gabriela, e por um pocket show com músicas de rock, MPB, reggae e pop bem ao estilo da galera EXPOFITO. Tudo com o acompanhamento da Banda composta por alunos e professores do Conservatório Villa Lobos, formada especialmente para a ocasião.

Os dois dias de evento contaram, além das exposições, com  apresentações musicais de alunos e professores do Conservatório Musical Villa Lobos e músicos convidados tanto nas dependências do Conservatório como no pátio da escola, entre elas a Big Band do Villa e a Banda Sinfônica da FITO.

Na EXPOFITO foram apresentadas mais de 80 propostas desenvolvidas com e por alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Regular e Técnico. Além das apresentações de atividades práticas dos alunos dos Cursos Técnicos e dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos dos 4º anos de Edificações, Informática (WEB, Redes e Sistemas), Eletrônica (Mecatrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações) e Administração.

Todos os projetos destacaram-se no encontro e os alunos surpreenderam professores e público. Foram apresentados projetos como Energia Elétrica: Produção e uso consciente, Planetário montado pelos alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, Semáforo Inteligente, Sistema de Irrigação Automático, Sistema de Medição de Vazão de Água, experimentos clássicos de Física, Elevador móvel, chuveiro Sustentável, Cilindro de Led´s, Esteira Seletiva, entre outros.

No site da EXPOFITO (expo.fito.edu.br) é possível encontrar a descrição de todos os projetos e a galeria com fotos ilustrando a participação na Feira de Exposições.

Para os pais e familiares o evento foi uma grande oportunidade de ver e se envolver ainda mais com os filhos e a escola. “Procuro sempre apoiar e acompanhar tudo. Dessa vez foi ainda mais gratificante. Ela se envolveu demais e nos levou junto nessa emoção”, afirma Silvia Farah, mãe de Giovana Dufner, do 1º ano Básico, que participou do projeto Vozes da África.

O mesmo envolvimento demonstrou Victor Cunha, pai de Bruno, do 8º A e Stephany, 2º ano de Administração. “Ter a oportunidade de prestigiar e se envolver no trabalho deles é maravilhoso. E mais ainda descobrir coisas novas através deles. Isso para mim é o máximo!”.

O encerramento foi realizado no auditório do Conservatório Villa Lobos da FITO ficou a cargo dos alunos do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental I que emocionaram todos ao apresentarem, em um Coral com quase 350 vozes, as músicas do Projeto Para Sempre. Projeto este que ocupou cinco salas da exposição com belíssimas e emocionantes instalações abordando temas como descoberta, nascimento, velhice e sonhos.

“Foi muito lindo ver tudo isso e a parte que mais gostei foi de fazer a árvore com minha mãe”, conta Guilherme Matos, 9 anos, aluno do 3º ano, lembrando que todas as etapas do projeto foram desenvolvidas junto com a família.  Já para os alunos do 4º ano de Mecatrônica, Wiverson Oliveira e José Brás, responsáveis pela Esteira automática de controle de produção o mais interessante foi a liberdade para criar. “Muito interessante ver que é possível realizar o que a gente idealiza. Saber que nosso projeto pode ser usado em escala industrial e aqui encontramos apoio para desenvolver e testar”.

Informações no site fito.edu.br.

Fotos: Camila Macedo.

Fotos: Thabata Graziano.